Piteira, Babosa, Agave, Agave americana L.

agaveÉ uma planta muito disseminada nos jardins de algumas ilhas. Não sabemos se o  “Agave azul” (e a sua parente “Marginata”, com folhas às riscas de amarelo e verde) foi introduzido como planta ornamental, uma vez que constitui a base da produção de bebidas muito famosos no México, como o Pulque, Mezcal e Tequila. Nos Açores apenas é utilizada como decorativa. Apenas há uma referência à sua utilização como sebe viva em locais junto ao mar. É invasiva em Santa Maria. Reproduz-se pela separação das pequenas plântulas que se desenvolvem na base da planta-mãe ou que surgem a partir das sementes. O rebentamento da flor, que pode atingir mais de 6 metros de altura, é irregular.

USOS NÃO CORRENTES NOS AÇORES

Se a haste da flor é cortada sem floração, um líquido doce chamado “agua miel” (“água mel”) concentra-se no coração da planta. Esse líquido pode ser fermentado para produzir a bebida ligeiramente alcoólica chamada Pulque.

As folhas também podem produzir fibras, conhecidas como “pit”, que são apropriadas para fazer cordas, esteiras, pano grosso e até utilizadas para o bordado em couro numa técnica conhecida como “piteado”.

O Mezcal e Tequila são diferentes do Pulque por serem destilados. Na região de Tequila, as plantas são chamadas Mezcales, e o produto altamente alcoólico da sua destilação é chamado Mezcal. A Tequila é feita de “Agave tequilana”, que tudo indica ser apenas uma nomenclatura sobretudo baseada no interesse económico de protecção àquela indústria.

O néctar de agave, também chamado de xarope de agave, é comercializado como um substituto do açúcar natural com um baixo índice glicêmico devido ao seu alto teor de frutose.  A seiva é muito ácida e pode ser muito dolorosa se entra em contato com a pele.

A seiva de agaves tem sido muito utilizado na América Central como agente de ligação para vários pós usados como cataplasmas para feridas. A seiva também pode ser tomada internamente no tratamento da diarreia, disenteria. A seiva é anti-séptica, diurética e laxante. Uma infusão da folha cortada é purgante e o sumo das folhas é aplicado a hematomas. 

A seiva tem propriedades desinfectantes e pode ser tomada internamente para verificar o crescimento de bactérias putrefactivas no estômago e intestinos. A água na qual a fibra foi embebida durante um dia pode ser utilizada como desinfectante do couro cabeludo e tónico em caso de queda de cabelo. A goma da raiz e folha é usada no tratamento de dores de dentes. A raiz é utilizada no tratamento de sífilis.

A planta contém saponinas. Um extracto das folhas é usado como sabão. É provável que a raiz seja a melhor fonte de saponinas usadas ​​para fazer sabão. Pique as folhas ou as raízes em pedaços pequenos e em seguida deixe ferver em água para extrair as saponinas.

O excesso de calor pode estragar as saponinas A fibra, muito forte, obtida a partir das folhas é usada para fazer cordas e tecidos grosseiros. Também se pode produzir papel a partir das folhas. Os espinhos das folhas são usados ​​como alfinetes e agulhas.

Para o Pulque: à medida que a planta se aproxima do momento de florir, o centro começa a inchar e alongar à medida que a planta reúne o açúcar armazenado para enviar para a única haste de flor, que pode atingir até 20 metros de altura. Nas plantas destinadas à produção de pulque esse pedúnculo é cortado, deixando uma superfície deprimida 12-18 cm de diâmetro. Neste centro a seiva, conhecida como aguamiel é recolhida. É preciso uma planta atingir os 12 anos para amadurecer o suficiente para produzir a seiva para o pulque.

Salvar

Salvar