Romãzeira

romãÉ muito antiga a importância dada pelos homens à romã, aparecendo referência à mesma em textos bíblicos, datando o seu uso como planta medicinal data de há mais de 3000 anos.

Família- Punicaceae

Nome científico- Punica granatum L.

Outros nomes- Romã

Distribuição Geográfica – Nativa do sudoeste da Ásia, a romãzeira está aclimatizada na Europa e na América do Sul. É cultivada nos Açores, onde não é muito comum.

Identificação- Pequena árvore que atinge de 2 a 5 metros de altura, com tronco acinzentado. As suas flores são vermelho-alaranjadas e os frutos de forma esférica apresentam quando maduros uma casca amarela ou avermelhada.

Utilização- A romãzeira é cultivada essencialmente pelos seus frutos, ricos em vitaminas, que podem ser usados na preparação de bebidas refrescantes e licores digestivos.

Dada a beleza das suas flores, também é usada como planta ornamental.

Vários autores referem o seu uso como planta medicinal. No livro Plantas e Produtos Vegetais em Fitoterapia, editado pela Fundação Calouste Gulbenkian os seus autores mencionam como principais indicações as seguintes: “Diarreia, disenteria; parasitas intestinais. Externamente, nas hemorroidas e inflamações da orofaringe”.


Salvar

Salvar

Pin It

Cozer feijões velhos

feijãoQuando guardados há muito tempo (anos mesmo) ou simplesmente mal acondicionados, os feijões podem demorar tempo a mais a cozer. Mas há soluções.

A menos...

A Tinturaria Vegetal em Alguma Ilhas dos Açores


Carreiro da Costa, 1957

tinturariaRemonta aos primeiros decénios de vida insular, a prática dos vários processos de tinturaria caseira, servida por elementos...

Cores das Ilhas

Tudo leva a crer que esta paleta de cores começou a ser formada com a visita do escritor Raul Brandão, que esteve nos Açores em 1924 e foi atribuindo a cada...

A Amoreira e a Sericultura

 

Carreiro da Costa, 1945

De entre os problemas económicos em equação no arquipélago dos Açores, o da sericicultura é dos que mais tem apaixonado aqueles...

Agave (Babosa)

Piteira, Babosa, Agave, Agave americana L.

agaveÉ uma planta muito disseminada nos jardins de algumas ilhas. Não sabemos se o  “Agave azul” (e a sua parente...

Alguns Estudos Científicos sobre Agricultura Açoriana

uac 0 1

Departamento de Ciências Agrárias

http://repositorio.uac.pt/handle/10400.3/3

 

A influência da paisagem, dos factores ambientais e taxa de infestação na...

Prognósticos Populares

padreamaral
Antes do desenvolvimento da meteorologia, os agricultores (e não só) sabiam ver no céu sinais de bom ou mau tempo, com base em obsevações passadas de pais...