Você ou um ente querido tem febre leve, dores no corpo, o início de uma tosse seca e irritante. A comida não tem gosto nem cheira como antes. Talvez sinte falta de ar ou custa respirar profundamente.

Ligou para o seu médico e de repente está cara a cara com a assustadora realidade do Covid-19. O que acontece a seguir depende de suas circunstâncias específicas.

Se você estiver com problemas para respirar ou for idoso e frágil, poderá ser hospitalizado e testado quanto ao vírus.

Se não estiver em perigo imediato, mas com elevado risco - tem problemas de saúde subjacentes, como diabetes, hipertensão ou problemas pulmonares; tem mais de 60 anos; ou está comprometido ao nível do sistema imunológico – pode ser solicitado que acompanhe de perto os seus sintomas, mantendo-se isolado em casa.

Aos restantes, com sintomas mas sem outros fatores de risco conhecidos, certamente também será instruído ficar em casa, descansar e beber muitos líquidos, mantendo sempre um olhar atento sobre a sua evolução.

"As pessoas que estão levemente doentes com o Covid-19 são capazes de se recuperar em casa", afirma o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. "Não saia, exceto para obter assistência médica."

Tenha cuidado se se sentir pior ou se considerar uma emergência”, acrescenta o CDC, “mas ligue primeiro. E não use transporte público, boleia ou táxi para chegar lá.”

E agora? Está preparado para cuidar de si próprio se estiver sozinho? O que pode fazer para proteger outros membros da sua família que foram expostos e terão que ficar em casa cosigo?

 

Prepare com antecedência

A preparação é a chave para um bom plano.

Antes que alguém da sua família ou comunidade fique doente, o CDC sugere que se atualize uma agende de contatos diretos de todos os familiares e vizinhos, para descobrir se alguém terá necessidades especiais se ficar doente. Tenha à mão uma lista de seus próprios números de emergência. Deve incluir o médico, o departamento de saúde pública local, hospital local e serviço de ambulância.

Parte-se do princípio que segue as práticas de higiene padrão. Estes são comportamentos que deveríamos estar fazendo diariamente, automaticamente, para nos protegermos de germes, resfriados e gripes:

- Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas; tosse e espirre nos cotovelos ou tecidos que você joga imediatamente fora, e lave, lave e lave regularmente as mãos com água morna e muitas bolhas de sabão (o tempo que leva a canção Parabéns a Você). Quando não puder usar água e sabão, use um desinfetante para as mãos com pelo menos 70% de álcool e esfregue bem.

O CDC diz que você também deve limpar as superfícies frequentemente tocadas diariamente com um limpador doméstico comum seguido por um desinfetante. Além de superfícies de banheiro, mesas e bancadas, não se esqueça de interruptores de luz, torneiras e pias, puxadores de armário, maçanetas, telefones e teclados.

O distanciamento social é fundamental para conter o vírus; fique e trabalhe em casa, se isso for possível, e limite o contato com outras pessoas – sem churrascos, datas de brincadeiras, datas presenciais.

Quando tiver de realizar as necessidades da vida, como obter alimentos e exercícios ao ar livre, fique a pelo menos um metro e meio de distância dos outros. Conceba mentalmente essa distância medindo um objeto.

Os pais e responsáveis devem planear com antecedência, estabelecendo uma estrutura na qual todas as crianças e cuidadores em potencial conheçam seus papéis e expectativas, disse a pediatra Dra. Tanya Altmann, editora-chefe do livro "Cuidando do Seu Bebê" da Academia Americana de Pediatria Bebê e criança pequena: nascimento aos 5 anos e os anos da maravilha. "

"Muitos pais vão ficar doentes", disse Altmann. "Então, qual é o plano do jogo? Como vamos isolá-los e quem será o pai substituto? Você precisa saber o que fazer para não entrar em pânico e lutar se um dos pais tiver febre no meio da noite . "

Se possível, tenha um quarto designado e banheiro privativo prontos para uso. Armazene a sala com todas as formas relevantes de entretenimento: TV, computador, iPad, livros e até jogos que você pode jogar via FaceTime ou Skype.

Ao nível do planeamento, aqui está uma lista de alguns suprimentos básicos disponíveis:

- Um termômetro de trabalho para monitorar a febre, que é considerado 37,7 graus Celsius, e um método para limpá-lo, como o álcool isopropílico.

- Medicamentos para reduzir a febre, como o acetaminofeno.

- Uma caixa de luvas descartáveis de borracha ou látex e máscaras faciais. As máscaras faciais são apenas para os doentes e cuidadores -- elas são escassas e não devem ser usadas por quem não está doente, diz o CDC.

- Um fornecimento de 60 ou 90 dias dos medicamentos prescritos necessários.

- Sabão comum e desinfetante para as mãos à base de álcool a 70% (sabão antibacteriano não é necessário se lavar adequadamente, e assim não contribuirá para o crescimento das superbactérias resistentes a antibióticos).

- Tecidos para cobrir espirros e tosse. Mas realmente não há necessidade de acumular papel higiénico -- esta é uma doença respiratória.

- Material de limpeza regular, luvas de limpeza de cozinha e forros de latas de lixo.

- Material de limpeza desinfetante -- o CDC sugere a seleção de uma lista que atende aos padrões de combate à vírus da Agência de Proteção Ambiental dos EUA, mas diz que também pode criar a sua própria versão, usando 1/3 de xícara de lixívia por 4 litros de água, ou 4 colheres de chá de lixívia por 1 litro de água. Nunca misture lixívia com amónia ou qualquer outro limpador – isso produz gases tóxicos.

 

Isole-se ou ao ente querido

Depois que o seu médico lhe disser que o Covid-19 é suspeito ou confirmado, o CDC diz que você ou o seu ente querido devem ficar numa sala separada (de preferência com banheiro privativo), longe de outras pessoas na casa.

Se mora sozinho, isso não é difícil. O seu desafio é monitorizar os seus sintomas e cuidar de si mesmo quando não se estiver sentindo bem. Certifique-se de ter um plano para receber alimentos e medicamentos e encontre alguém que possa ser responsável por praticamente fazer o check-in regularmente.

Se faz parte de uma família, permanecer isolado pode ser um desafio, especialmente se for um espaço pequeno ou se houver crianças em casa. "Se tem alguém em casa que é mais velho ou imuno-comprometido, pode isolá-los num lado da casa, para que as crianças e todos os outros não estejam com eles regularmente", disse Altmann.

Se precisa cuidar de uma criança, talvez seja necessário tomar a decisão de isolar um adulto da criança", acrescentou. "Esse adulto cuidaria da criança e o outro adulto seria responsável pelo resto da família". E é claro que tudo isso será extremamente difícil para uma mãe solteira "que pode ser a única", disse a pediatra Dra. Jenny Radesky, porta-voz da Academia Americana de Pediatria.

"Saiba quem são seus vizinhos e até mesmo a rede social do seu bairro", disse Radesky, professor assistente de pediatria da Universidade de Michigan. "Você pode não ser tão próximo interpessoalmente, mas alguém pode estar disposto a ir a um supermercado ou buscar remédios porque estamos juntos nisso".

Isole-se e desinfete-se

Se você estiver doente, o CDC diz para usar uma máscara facial ao redor de outras pessoas, como quando vai ao médico ou ao hospital.

"Se você não conseguir usar uma máscara facial (por exemplo, porque causa problemas para respirar), faça o possível para cobrir as suas tosses e espirros, e as pessoas que cuidam de si devem usar uma máscara facial se entrarem no seu quarto ", diz o CDC.

Se tiver poucas máscaras faciais ou não tiver nenhuma por causa da acumulação, tente proteger o cuidador da melhor maneira possível, diz o CDC.

Altmann enfatiza a maximização do isolamento e das ações de proteção. "É possível que uma pessoa saudável possa deixar ao doente comida e bebida à porta e depois lave as mãos", explicou Altmann. "Use luvas para pegar os pratos vazios, leve-os de volta à cozinha e lave-os em água quente com sabão ou, de preferência, com uma máquina de lavar louça e lave as mãos novamente."

Não compartilhe copos, xícaras, garfos ou outros utensílios ou pratos, diz o CDC. Não compartilhe toalhas ou roupas de cama com outras pessoas em sua casa. Ao lavar a roupa, não sacuda a roupa suja da pessoa doente para "minimizar a possibilidade de dispersar o vírus pelo ar".

E os profissionais de saúde devem usar luvas descartáveis ao manusear a roupa suja, diz o CDC, jogando-a fora após cada uso.

"Se estiver usando luvas reutilizáveis, essas luvas devem ser dedicadas à limpeza e desinfecção de superfícies do Covid-19 e não devem ser usadas para outros fins domésticos. Limpe as mãos imediatamente após a remoção das luvas", aconselha o CDC.

Dedique uma lata de lixo forrada para quaisquer tecidos ou outros papéis ou produtos descartáveis usados por uma pessoa doente, diz o CDC, acrescentando que os profissionais de saúde devem "usar luvas ao remover sacos de lixo, manusear e descartar o lixo. Lave as mãos após manusear ou descartar o lixo. "

Uma última coisa muito importante: ligue imediatamente para o número de emergência se você ou seus entes queridos tiver algum destes sintomas: dificuldade súbita ou aumentada de respirar ou falta de ar; uma dor persistente ou pressão no peito; e qualquer sinal de privação de oxigénio, como confusão inusitada, lábios ou rosto azulados, ou não consegue despertar a pessoa doente.

Embora estes sejam sinais de perigo chave, essa não é uma lista exaustiva, diz a presidente da Associação Médica Americana, Dra. Patrice Harris, por isso ligue se algo lhe causar suspeita.

"Se os sintomas não melhorarem ou piorarem, deve ligar para o seu médico, atendimento de urgência ou emergência", disse Harris. "E se a falta de ar for intensa, ligue imediatamente para o 911."

 

Evitando que mais gente fique doente

Tente manter um fluxo de ar no resto da casa com janelas ou portas abertas com telas ou com ar condicionado. Todos devem lavar as mãos em todas as oportunidades. Limpe e desinfete todas as superfícies comumente compartilhadas - não esqueça as alças da geladeira e do microondas! Mantenha todo mundo o mais livre de stresse possível – uma tarefa difícil, com certeza – e concentre-se numa alimentação saudável, exercícios regulares e qualidade do sono.

Mesmo que não haja indicação de que os animais possam dar ou receber o Covid-19, o CDC sugere manter os animais longe de pessoas doentes.

"Como os animais podem espalhar outras doenças às pessoas, é sempre uma boa ideia praticar hábitos saudáveis em torno de animais de estimação e outros animais", diz o CDC. "Se você precisar cuidar do seu animal de estimação ou ficar perto de animais enquanto estiver doente, lave as mãos antes e depois de interagir com os animais."

 

Quando sua quarentena terminou?

Um estudo recente que analisou dados provenientes da China descobriu que o período de incubação do vírus pode variar de 1 a 14 dias, com 95% dos pacientes apresentando sintomas dentro de 12,5 dias após o contágio.

Isso está de acordo com as recomendações atuais dos EUA que exigem uma quarentena de duas semanas para qualquer pessoa exposta ao vírus. Lembre-se disso ao estimar um período de isolamento para os membros da família que podem ficar doentes depois de um ente querido.

Quanto à pessoa com sintomas de coronavírus, o CDC diz que pode estar bem quando "não já tiver febre (sem o uso de medicamentos que reduzem a febre) e outros sintomas tenham melhorado (por exemplo, quando a tosse ou a falta de ar melhoraram) e recebeu dois testes negativos seguidos, com 24 horas de intervalo". Consulte o seu médico para obter instruções completas.

Estes são tempos assustadores, mas espero que essas dicas ajudem a aliviar sua ansiedade e a preparar você e sua família para o pior, enquanto esperam e lutam pelo melhor.

 

Link Original: https://edition.cnn.com/2020/03/25/health/how-to-prepare-for-coronavirus-quarantine-wellness/index.html

By Sandee LaMotte, CNN