dopQUEIJO SÃO JORGE – DOP

(Denominação de Origem Protegida)
Decreto Regulamentar Regional n.º 24/86/A, de 9 de Julho
Agrupamento Gestor da DOP: UNIQUEIJO - União de Cooperativas Agrícolas da Ilha de São Jorge
Aspecto exterior: Formato: cilíndrica, regular; Diâmetro: 25 a 35cm; Altura: 10-15cm; Peso: 8-12Kg. Crosta de consistência dura, cor amarelo-escuro, bem formada. Quanto à pasta apresenta uma textura firme, cor amarelada, com muitos olhos pequenos e irregulares e desigualmente repartidos na massa; cor amarelada; Aroma e Sabor: bouquet forte, limpo e ligeiramente picante; Gordura: 45% (queijo gordo); Humidade: 49% a 63% (pasta mole); Tempo mínimo de cura: três meses.

ANANÁS DOS AÇORES / SÃO MIGUEL – DOP
(Denominação de Origem Protegida)
Despacho Normativo n.º 259/93, de 30 de Dezembro
Agrupamento detentor da DOP: Profrutos -Cooperativa de Produtores de Frutas, Produtos Hortícolas e Florícolas de São Miguel.
Algumas características do produto: Fruto de forma cilíndrica, ligeiramente afusado, com casca laranja forte e polpa amarela. A polpa do ananás apresenta uma coloração amarela translúcida, um sabor agri-doce sui generis e um aroma muito agradável.

MARACUJÁ DE S. MIGUEL / AÇORES – DOP
(Denominação de Origem Protegida)
Despacho Normativo n.º 259/93, de 30 de Dezembro
Algumas características do produto: O maracujá de S. Miguel tem uma casca lisa e brilhante com uma coloração púrpura uniforme, uma polpa amarelo dourada, onde se encontram as pequenas sementes envolvidas por uma película viscosa e sumarenta de sabor agradável e um perfume intenso, forte e característico.
Agrupamento Gestor da DOP: FRUTAÇOR

MEL DOS AÇORES – DOP
(Denominação de Origem Protegida)
Despacho Normativo n.º 259/93, de 30 de dezembro
Agrupamento Gestor da DOP: FRUTER – Cooperativa de Hortofruticultores da Ilha Terceira, CRL
Algumas características do produto:
Mel de incenso: Cor variável entre uma tonalidade quase incolor amarelado; Odor delicado e perfumado; Sabor muito doce com paladar típico, baseado nos óleos essenciais de incenso; Consistência fluida
Mel multiflora: cor castanho-escuro; sabor agradável e consistência fluida

QUEIJO DO PICO – DOP
(Denominação de Origem Protegida)
Despacho Normativo n.º 259/93, de 30 de Dezembro
Agrupamento Gestor da DOP: Associação de Produtores de Queijo do Pico
Algumas características do produto Aspecto exterior: Formato - cilíndrico baixo (prato), boleado, regular com abaulamento lateral nas faces, com diâmetro  16-17 cm, altura  2-3 cm e peso  650-800 g Crosta amarela; textura - irregular, com olhos, pouco compacta e muito untuosa; Consistência - mole, pastosa, cor - branca amarelada. Aroma característico, intenso, agradável; Sabor activo e salgado; Gordura - 45% - 49% (queijo gordo); Humidade - 67% - 71% (pasta mole)
Tempo mínimo de cura: 20 dias

CARNE DOS AÇORES – IGP
(Identificação Geográfica Protegida)
Despacho Normativo n.º 259/93, de 30 de Dezembro
Agrupamento Gestor da IGP: FEDERAÇÃO AGRÍCOLA DOS AÇORES CRL
A Carne dos Açores subdivide-se nas seguintes modalidades:
Vitelo(a) - carcaças até 180 kg e cujo abate ocorra entre os 5 e os 9 meses
Novilho(a) - carcaças com mais de 180 kg e cujo abate ocorra até aos 24 meses de idade, ou carcaças de novilhas com mais de 175 kg e cujo abate ocorra até aos 30 meses de idade ou até a primeira parição
Vaca - carcaças com mais de 200 kg e cujo abate ocorra a partir da parição.
A alimentação das crias é efetuada de modo tradicional, com leite materno, pelo menos até cerca dos 3 meses. A partir desta idade é fornecida uma alimentação tradicional, constituída com erva das pastagens naturais ou melhoradas. Até à idade em que são abatidos, os animais são alimentados com pastagens, sendo muitas vezes complementada a sua alimentação com silagens e fenos obtidos nas próprias pastagens e com concentrados energéticos e proteicos.

Meloa de Santa Maria/Açores- IGP
(Identificação Geográfica Protegida)
Despacho Normativo n.º 259/93, de 30 de Dezembro
Agrupamento gestor: AGROMARIENSECOOP - Cooperativa de Produtores Agropecuários da Ilha de Santa Maria, CRL
O peso médio da Meloa de Santa Maria ― Açores situa-se nas 800 g e o seu diâmetro médio nos 13 cm. A Meloa de Santa Maria/Açores destina-se ao consumo em fresco e é comercializada inteira. É realizada uma calibragem por diâmetro, acima dos 10 cm, sendo aceites apenas os frutos de calibres I (peso compreendido entre 800 e 1400 g) e II (peso compreendido entre 600 e 799 kg). As suas características devem-se às condições climáticas, ao tipo de solos e de relevo da ilha de Santa Maria, assim como aos métodos locais de produção inerente ao conhecimento dos produtores sobre o fruto.

Salvar

Salvar