funchoParticularidade
Nos Açores utiliza-se em especial a rama do funcho que, nestas ilhas, vegeta espontaneamente nos campos.

Descrição
O Funcho é a espécie botânica Foenniculum vulgare Miller. É uma planta herbácea vivaz, espontânea nos Açores, de folhas muito recortadas de cor verde glauco e bolbo duro, pequeno. Utiliza-se principalmente a rama, embora as sementes também se usem, sobretudo para aromatizar queijos e pão. O principal constituinte do Funcho é a essência de anetol.

História
Ignora-se se o Funcho já existia nos Açores aquando da chegada dos primeiros navegadores portugueses ou se lá terá sido introduzido pelos primeiros colonos. O que se sabe é que a história do funcho encontra-se ligada a toda uma culinária extremamente rica em condimentos. Assim, o Funcho entra numa tradição olfactiva como por exemplo cita Carreiro da Costa «...e já que aludimos às festas do Espírito Santo, igualmente diremos que elas se caracterizam pelos cheiros, que mesmo isolados, logo as fazem lembrar: os cheiros da massa sovada e dos pães de leite aromatizados com ervas santas; os cheiros do funcho que cobrem as carnes...».

Uso
O Funcho é utilizado na confecção de uma sopa, à qual se acrescenta feijão e rama de funcho. Um dos caldos mais populares da ilha Graciosa leva milho cozido, feijão vermelho e Funcho cortado miudinho. Este caldo é preparado no Inverno e Primavera quando o Funcho está mais viçoso. A sopa de funcho também aparece na ilha Terceira e em S. Miguel, onde o feijão vermelho é
substituído por feijão branco ou fava. O Funcho também é utilizado com fins medicinais sob a forma de chá. As sementes de funcho são utilizadas na indústria caseira de licor de anis; há o costume de colocar dentro da garrafa um ramo de funcho seco, deitando-se açúcar em calda por cima deste; depois do açúcar cristalizar no ramo, enche-se a garrafa com o licor de anis.

Saber Fazer
O Funcho é praticamente espontâneo em todas as ilhas açorianas, sendo colhido à medida das necessidades pessoais ou do mercado. No entanto, a colheita faz-se com maior intensidade no Inverno e na Primavera, época excelsa para a planta.

Produção
O Funcho, que na sua maior parte é colhido pelos próprios, em qualquer campo da região, encontra-se à venda em todos os mercados das diversas ilhas, não havendo um registo das quantidades vendidas nem das utilizadas.

In: Produtos Tradicionais Portugueses - Vol 3
Direcção-Geral de Desenvolvimento Rural
Lisboa 2001