Como realizar uma Quarentena

Você ou um ente querido tem febre leve, dores no corpo, o início de uma tosse seca e irritante. A comida não tem gosto nem cheira como antes. Talvez sinte falta de ar ou custa respirar...

Cozer feijões velhos

feijãoQuando guardados há muito tempo (anos mesmo) ou simplesmente mal acondicionados, os feijões podem demorar tempo a mais a cozer. Mas há soluções.

A menos aconselhável é a adição de...

A Tinturaria Vegetal em Alguma Ilhas dos Açores


Carreiro da Costa, 1957

tinturariaRemonta aos primeiros decénios de vida insular, a prática dos vários processos de tinturaria caseira, servida por elementos vegetais. Tais processos encontram-se...

Cores das Ilhas

Tudo leva a crer que esta paleta de cores começou a ser formada com a visita do escritor Raul Brandão, que esteve nos Açores em 1924 e foi atribuindo a cada ilha uma determinada cor (ou...

A Amoreira e a Sericultura

 

Carreiro da Costa, 1945

De entre os problemas económicos em equação no arquipélago dos Açores, o da sericicultura é dos que mais tem apaixonado aqueles que, no decorrer dos tempos, vêm...

Agave (Babosa)

Piteira, Babosa, Agave, Agave americana L.

agaveÉ uma planta muito disseminada nos jardins de algumas ilhas. Não sabemos se o  “Agave azul” (e a sua parente “Marginata”, com folhas às riscas...

Alguns Estudos Científicos sobre Agricultura Açoriana

uac 0 1

Departamento de Ciências Agrárias

http://repositorio.uac.pt/handle/10400.3/3

 

A influência da paisagem, dos factores ambientais e taxa de infestação na densidade na...

Há nesta ilha muitos minerais, alguns dos quais são causa dos terramotos dela. Deles direi o que alcancei saber, e alguns que por conjecturas se presume haver.
Nas Furnas, que estão ao oriente, há pedra humi e na alagoa grande há tanta caparrosa que acham serras dela; da qual dizem os alquimistas que são fezes de prata. Também há muito enxofre, que nunca ali falta, por mais que dele tirem. E achou-se acernefe, que é um material amarelo, mui luzente, no qual pega o fogo mais que em enxofre, e queimado se derrete e torna em escória, de maneira que é o biscoito que correu nesta ilha e saiu do pico do Sapateiro, e outros muitos que dantes correram doutros picos; e pode ser que o acernefe é a matéria de que todos eles se geraram e fundiram, ou será a marquesita, que já tenho dito, e acernefe, tudo junto.
Na Ladeira da Velha, entre a vila da Ribeira Grande e o Porto Formoso, da banda do norte, há muito enxofre e pedra humi em muitos lugares, que os trabalhadores não podem sofrer com o fedor grande que os derruba no chão; o qual, segundo dizem os homens que tratam em minas, procede de metais que estão debaixo, mas tem uma propriedade que, com duas horas depois do sol saído, mais levemente se pode sofrer o seu fedor, e hão-de alçar da obra duas horas antes que se ponha o sol; de outra maneira seria insofrível e morreria de improviso quem trabalhasse nele, se não usar de algum remédio, que é tapar os narizes com panos molhados em vinagre.
Na Ribeirinha, termo da vila da Ribeira Grande, passada a ponte de Diogo de Morim, há muita marquesita, e o mesmo quase em todo aquele termo há marquesita, assim de cobre como de prata, e comummente em toda aquela ribeira. Junto da qual há somente um veeiro que tem umas pontas como prata, entre umas rochas de penedia, defronte do qual veeiro, há bonarménico em um outeiro alto, de que João de Torres levou seus arrates a Lisboa, que vendeu a tostão o arrátel. Há também acernefe, porque, cavando certos homens por mandado de João de Torres na própria ribeira, indo após um veeiro de marquesita, com assás trabalho, toparam com uma fibra de acernefe, no qual dando qualquer faísca de fogo, se acendia com grande ímpeto, e estando trabalhando, tendo posto certos pontaletes que os mineiros chamam ademas, quando foram pela manhã, o acharam fundido e a serra corrida sobre o fogo, que não lhe deu pouca dor e desgosto. Donde se tem por mui certo que todos os terramotos de fogo desta ilha procedem do acernefe. E não somente o deve haver aqui, mas outros muitos minerais dignos de ver e entender, que, parece, Deus não é servido descobrir, e se guardam para outros que virão, por não ser o tempo chegado. Muitos afirmam que livros dos romanos antigos diziam que esta ilha era mãe dos metais do mundo.
Acima da vila da Ribeira Grande, nas Caldeiras, se achou pedra humi e caparrosa, e também um material que assoprava como salitre, a modo de foguetes, o qual se tem por certeza ser salitre. Logo mais arriba, algum tanto para o ponente, na pedreira das Pedras Brancas, há pedra humi e caparrosa. Nos foguetes que comummente se chamam os Fumos, onde sempre a terra está fumigando com um espesso fumo e nas outras caldeiras, perto das Pedras Brancas, não há enxofre, mas indo após um veeiro, se achou acernefe.
Nas próprias Pedras Brancas, ao pé do rochedo, se achou um veeiro de uma pedreira que se podia forjar a pedra dele como metal de chumbo e mais mole, mas não prestava para pedra humi; a qual mandou João de Torres a Lisboa, e disseram alguns ourives que era tinqual , cousa de preço, o qual, por falta de mestre que o saiba fazer e nos livros se não achar o modo de o obrar, se não faz.
No pico do Sapateiro, há aí almojatre, que dizem ser um dos sete sais; é de cor branca, que os ourives gastam para dar cor ao ouro. Quando o põem na língua, requeima, como quando morde alguma abelha.
No pico Que Arde, que está acima da vila da Ribeira Grande não há rasto de pedra humi nem enxofre. E é tanto o fogo nele, que os trabalhadores o não podem aguardar, pelo que se chama o pico Que Arde. João de Torres, querendo experimentar o que nele havia, gastou quatro mil réis, e por os trabalhadores não poderem sofrer o fogo dele, não foi avante.
Muitas cousas outras de minerais deve de haver nesta ilha escondidas e não sabidas, pelo pouco poder e curiosidade dos homens. E, às vezes, quem tem curiosidade e ânimo não tem poder, e a quem tem poder lhe falta o ânimo e curiosidade, repartindo o Senhor seus bens e habilidades como é servido. E, na verdade, para inquirir e achar semelhantes cousas, é necessário braço de Rei, que não afraca tão presto nas empresas que toma, e pode com elas.