DSC01015As noites longas, o agudo sibilar dos ventos, a claridade do dia escassa e mal distinta, o granizo a saltitar nos tectos, o oceano a rugir nas praias, o trovão a rebombar nas nuvens, anunciam a quadra invernal. A árvore não é mais que um esqueleto, despojada pela fúria dos ventos da sua mimosa folhagem.

Começam a semear-se as favas poucos dias antes do Natal e abarba-se as que vão crescendo. Planta-se couve-flor, repolho, alfaces brócolos, rabanetes (de quinze em quinze dias), feijões em sítio abrigado e quente mas para comer em verde, e ervilhas, estacando-se as crescidas.

Prosseguir com as lavras. Aplicar estrumes e correctivos com vista à preparação das terras para as plantações da Primavera.

Preparar talhões e canteiros para as culturas próprias da época. Nas terras de elevada acidez fazer calagens. Empregar, em média, 200 a 300 gramas de cal por metro quadrado. Prosseguir a preparação dos canteiros para as plantações próprias da época.

Podar roseiras e outros arbustos bem como as árvores que não estejam em flor. Semear ervilhas-de-cheiro e malvaíscos em lugar definitivo. Instalar viveiros de estacas de roseiras, arbustos e árvores de folha caduca.

Fecha as tuas contas, ajusta as tua dívidas, termina os negócios pendentes.

Faz inventário: saberás o que tens e serás respeitado. Dá balanço às novidades que não vendeste ainda. Não te contentes em somar o que recebeste e tirar a prova: faz os teus cálculos e reflexões sobre as somas e assenta no rumo que deves dar à embarcação. Faz as salgas e curas dos teus animais abatidos, um serviço que se quer com vagar, experiência e tempo frio e seco.


 

Outros Calendários Agrícolas

 

Seringador    Procede-se à sementeira da fava, dos nabos, cenouras, ervilhas, rabanetes, etc. Nos lugares quentes e abrigados, plantam-se ainda alhos, morangueiros, alfaces-de-inverno e chicória.

Borda d’Água    As sementeiras de trigo e centeio continuam se não houver geadas, assim como a de cebola, couves, beterraba, nabiça, pimentos, tomate e salsa.

Folclore de Portugal    Semear: cebola, couves, nabiças, rabanetes, espinafres, agriões, alfaces, favas, ervilhas e cenouras. Plantam-se: chicórias, couves diversas (nomeadamente repolho e couve-flor), estolhos de morangueiros, alhos e cebolas.

CM Guimarães    Final Outono: Beterraba - Cebola - Couve-Galega - Couve Penca - Couve Tronchuda - Ervilha - Fava - Nabo - Pimento - Rabanete

 

janeiro fevereiro marco
abril maio junho
julho agosto setembro
outubro novembro dezembro

Salvar

Salvar

Subcategorias