A regra mais básica é assim: entre a lua minguante e a nova deve ser plantado tudo o que dá abaixo do solo (raízes, tubérculos, rizomas e bulbos comestíveis) e, entre a lua crescente e a cheia deve-se plantar tudo o que dá acima do solo (folhas, flores e frutos comestíveis).
Na Lua Crescente a seiva é atraída para as folhas, favorecendo o crescimento da parte superior da planta. é um periodo favorável ao plantio de cereais, frutas e flores e colheita de verduras. Boa altura para fazer enxertias e adicionar composto ao solo.
Na Lua Cheia os frutos estão mais suculentos devido a maior quantidade de seiva encontrada nos frutos mas o plantio é desaconselhado.
Na Lua Minguante deve iniciar-se o plantio de plantas de raízes, como a beterraba, cenoura, cebola, batata… Colher as raízes e vagens pois a planta encontra-se com menos seiva o que facilita a cozedura. Colher o milho, abóbora e outros para armazenamento, porque resiste mais ao ataque do caruncho. Boa época para podar. Deve colher-se as sementes uns dias antes da Lua Nova.
Lua Nova as plantas têm baixa resistência às pragas e o pantio é desaconselhado.
|
X: Bom
XX: Muito Bom