compostoÉ o mês de preparação das terras para as culturas da Primavera, lavre-se as terras fortes e argilosas destinadas às sementeiras nos campos e deite-se na terra estrumes curtidos. Preparar canteiros e talhões para que a terra fique limpa e bem mobilizada e destorroada.

Se o terreno da horta está ácido, aplica-se cal. Semear repolhos, couve-flor, brócolos, rabanetes (todos os quinze dias), alfaces (em terra forte), favas (abarbai e desbastai as existentes para que fiquem distantes palmo e meio no mesmo rego), ervilhas (vigie-se a praga com cautela), cenouras (a espécie curta e temporã, mas não se deite estrume), espinafres (em regos que distem dois palmos) e ainda se podem plantar alhos e chalotas.

Se o cebolinho ainda não estiver semeado, não se perca um instante (em regos é melhor que bastos). Colher couves, espinafres, etc. Lançai tremoço nos pastos.


Instalar viveiros de estacas de roseiras e de outros arbustos e árvores de jardim. Plantar no lugar definitivo árvores e arbustos ornamentais, em covas abertas com alguma antecedência. Semear e plantar amarílis, begónias, ciclames, crisantemos, ervilha de cheiro, gipsófilas, girassol, goivos vermelhos, jacintos, lírios. Os passeios devem ser mondados, rapados e encascalhados de novo e as margens da relva cortadas com esmero.

Em relação aos arbustos, regulai-vos pelo que dissemos em Dezembro e conclui a plantação quanto antes  Se o frio não for intenso, podai algumas fruteiras (não podar em demasia): laranjeiras, figueiras, ameixieiras, pereiras, damasqueiros, macieiras etc. Examinai com atenção todas as árvores para que os insectos as não vão consumindo.

Se houver grande quantidade é melhor podar curto todos os ramos novos (que se queimam), raspar bem a parte restante e nas que têm folhas cadentes, tenham ou não insectos, borrifá-las com uma mistura de água, sabão e flor de enxofre. Nas quintas, conclui as plantações; se tendes de transplantar árvores que comecem a molestar-se, é também tempo.

No fim do mês é altura de lançar tremoço nas quintas novas. Quanto ao inimigo da Laranjeira, ele nunca dorme, não dormi também; a diligência é mãe da Boaventura. A pobreza rodeia, e torna a rodear a casa do homem diligente, mas nunca lhe põe o pé dentro.

Principiam as mondas na vinha. Se  houver trabalhos a fazer, aproveitai as horas de chuva – preparai já os vimes, as canas e os tanchões. No viveiro semeai sementes duras e caroços. Mergulhai marmeleiros e macieiras que vos sirvam de cavalos. Conservai estacas de vinha e figueira para serem plantadas no mês que vem; assim como garfos de macieiras, pereiras, ameixieiras, cerejeiras, sorveiras, para enxertar.

Plantai os cavalos que vão ser enxertados. Semeai sementes de arbustos de ornamentação, mergulhai-os e propagai também por estacas, que deveis dispor em regos. Adiantai e conclui as podas. Semeai sementes de árvores e metei na terra estacas de Álamos, Vimieiros, etc. Cavai os intervalos dos regos onde as plantas não foram mexidas, mondai o viveiro e trazei tudo muito limpo e bem ordenado.

As sebes e os comoros devem ser desfrançados agora. Afiem-se e preparem-se os instrumentos para cortar árvores. Consertem-se os instrumentos e arrumem-se em boa ordem. No perseguir e matar os pássaros que chegam às pousadas, sede humanos e prudentes: alguns deles são bons amigos e todo o ano catam insectos sem ganharem nada em troca.

Cozer feijões velhos

feijãoQuando guardados há muito tempo (anos mesmo) ou simplesmente mal acondicionados, os feijões podem demorar tempo a mais a cozer. Mas há soluções.

A menos...

A Tinturaria Vegetal em Alguma Ilhas dos Açores


Carreiro da Costa, 1957

tinturariaRemonta aos primeiros decénios de vida insular, a prática dos vários processos de tinturaria caseira, servida por elementos...

Cores das Ilhas

Tudo leva a crer que esta paleta de cores começou a ser formada com a visita do escritor Raul Brandão, que esteve nos Açores em 1924 e foi atribuindo a cada...

A Amoreira e a Sericultura

 

Carreiro da Costa, 1945

De entre os problemas económicos em equação no arquipélago dos Açores, o da sericicultura é dos que mais tem apaixonado aqueles...

Agave (Babosa)

Piteira, Babosa, Agave, Agave americana L.

agaveÉ uma planta muito disseminada nos jardins de algumas ilhas. Não sabemos se o  “Agave azul” (e a sua parente...

Alguns Estudos Científicos sobre Agricultura Açoriana

uac 0 1

Departamento de Ciências Agrárias

http://repositorio.uac.pt/handle/10400.3/3

 

A influência da paisagem, dos factores ambientais e taxa de infestação na...

Prognósticos Populares

padreamaral
Antes do desenvolvimento da meteorologia, os agricultores (e não só) sabiam ver no céu sinais de bom ou mau tempo, com base em obsevações passadas de pais...