sorgo2O Sorgo sacarino (Sorghum Dochna saccharatum) ou doce é mais conhecido entre nós pela simples designação de Sorgo.

Foi bastante cultivado nesta ilha, em fins do século passado, para o fabrico de aguardente, que tinha muitos apreciadores, pois lembrava, no gosto e no aroma, a genebra holandesa. Na época da maturação das sementes, os colmos eram cortados esmagados e prensados para a extracção do suco, que contém uma apreciável percentagem de açúcar. Este suco era posto a fermentar em dornas ou cubas e, depois da fermentação alcoólica era destilado em alambiques vulgares de cobre.

A legislação actual não permite o fabrico de aguardente senão de frutos directamente fermentiscíveis; e a indústria do álcool utiliza apenas a batata doce e os melaços como matéria prima. Por isso, a cultura do sorgo sacarino foi abandonado.
Silvano Pereira, 1955


PONTO DA SITUAÇÃO Decorre neste momento o projecto europeu “Sweethanol”, que conta com um orçamento de 1,2 milhões de euros financiado pelo programa IEE-II 2009 (Intelligent Energy Europe) da Comissão Europeia, cujo objectivo é o aproveitamento do álcool produzido por esta planta para a sua utilização como biocombustível.

Das primeiras conclusões, conclui-se que o sorgo tem um índice de sustentabilidade de 75% em comparação com o milho (45%), beterraba (65%) e cana-de-açucar (60%) – elevado índice significa menor poluição na produção do biocombustível. A matéria seca (subproduto) para alimentação do gado atinge uma percentagem de 34,6% (cana-de-açucar: 25; beterraba: 23,2; mlho: 84). A produção de energia é de 2,5 a 5 (cana-de-açucar: 8,2-10,2; beterraba: 1,8-2,2; milho: 0-15).

A planta quando imatura é venenosa, especialmente se ligeiramente murcha, uma vez que pode conter toxinas como cianeto de hidrogénio e o alcalóide hordenina. Estas substâncias são destruídos se a planta é transformada em silagem ou seca. A semente crua ou cozida é usada como arroz e pode ser moída em farinha e usada para pão.

O sorgo é um alimento básico em algumas regiões, onde muitas vezes é fermentado antes de ser comido. A semente germinada pode ser comida crua, por vezes é adicionada a saladas. Faz um xarope muito doce. As sementes contêm: 342 calorias por 100g; Água : 12 %; Proteína: 10g ; Gordura : 3,7 g ; Carboidratos : 72.7g ; Fibra : 2,2 g ; Cinzas : 1,5 g ; Minerais - Cálcio: 22 mg ; Fósforo: 242 mg ; Ferro : 3,8 mg ; Magnésio : 0mg ; Sódio: 8mg ; Potássio : 44 mg ; Zinco 0 mg ; Vitaminas - A 0mg ; A tiamina ( B1 ) : 0,33 mg ; A riboflavina ( B2 ) : 0.18mg ; Niacina : 3.9mg ; B6 : 0mg ; C: 0mg ;

A decocção das sementes é demulcente e diurético [ 4 ] . É utilizada no tratamento de sintomas urinários e rim. A inflorescência é adstringente e hemostático.

Nos Estados Unidos da América decorre neste momento investigação no sentido de desenvolver cruzamentos genéticos para tornar a planta mais tolerante a temperaturas baixas, que permita um cultivo mais extenso, porque o custo do milho continua a aumentar devido ao seu uso na produção de etanol para adição à gasolina. A silagem de sorgo pode ser utilizada como um substituto da silagem de milho na dieta de bovinos de leite” (Wikipedia).

VER MILHO DE VASSOURA

Salvar

Pin It

Cozer feijões velhos

feijãoQuando guardados há muito tempo (anos mesmo) ou simplesmente mal acondicionados, os feijões podem demorar tempo a mais a cozer. Mas há soluções.

A menos...

A Tinturaria Vegetal em Alguma Ilhas dos Açores


Carreiro da Costa, 1957

tinturariaRemonta aos primeiros decénios de vida insular, a prática dos vários processos de tinturaria caseira, servida por elementos...

Cores das Ilhas

Tudo leva a crer que esta paleta de cores começou a ser formada com a visita do escritor Raul Brandão, que esteve nos Açores em 1924 e foi atribuindo a cada...

A Amoreira e a Sericultura

 

Carreiro da Costa, 1945

De entre os problemas económicos em equação no arquipélago dos Açores, o da sericicultura é dos que mais tem apaixonado aqueles...

Agave (Babosa)

Piteira, Babosa, Agave, Agave americana L.

agaveÉ uma planta muito disseminada nos jardins de algumas ilhas. Não sabemos se o  “Agave azul” (e a sua parente...

Alguns Estudos Científicos sobre Agricultura Açoriana

uac 0 1

Departamento de Ciências Agrárias

http://repositorio.uac.pt/handle/10400.3/3

 

A influência da paisagem, dos factores ambientais e taxa de infestação na...

Prognósticos Populares

padreamaral
Antes do desenvolvimento da meteorologia, os agricultores (e não só) sabiam ver no céu sinais de bom ou mau tempo, com base em obsevações passadas de pais...