argolasPopulação: 2405.

Actividades económicas: Agro-pecuária; pesca artesanal, construção civil, carpintarias, marcenarias, comércio e serviços.

Festas e Romarias: Festa da freguesia (1.ª semana de Agosto), Espírito Santo (em Bodos) e Senhora da Esperança (Setembro)

Património: Forte de Santo António e Império do Terreiro. 

Outros Locais: Alear do carvão, Porto de pesca, Império do Terreiro, litoral da freguesia e nascente de água.

Gastronomia: Sopa do Espírito Santo, alcatra de peixe e caldeirada de peixe. 

Artesanato: Rendas e bordados.

Colectividades: Sociedade Recreativa Brianda Pereira, Sociedade Instrutiva e Recreativa Santo António, Sport Club do Barreiro e Sporting Club “Os Leões”. Orago: Santo António de Lisboa.

 

DESCRITIVO HISTÓRICO


Esta freguesia tornou-se célebre pela batalha de Salga, que aqui ocorreu em 25 de Junho de 1581. Foram intervenientes, no confronto, os partidários de D. Filipe II de Espanha, desde o ano anterior I de Portugal, e aqueles que se mantinham fiéis a D. António, Prior do Crato e outro dos candidatos à sucessão de D. Sebastião. Conta Américo Costa em relação a este combate:

“Às nove horas haviam os defensores de Porto Judeu recebido reforços constituídos por muita gente que das freguesias vizinhas ali acorrera, armada de qualquer maneira. Lutava-se com denodo e valentia, e até mulheres se viam de armas na mão a combater ao lado dos homens.”

O conhecimento do local, aliado à grande valentia demonstrada, permitiu a vitória dos portugueses e a retirada em massa dos castelhanos, desorientados com a estratégia dos habitantes da terra.

Salvar

Pin It