Freguesia de Ribeira das Tainhas População: 809

Actividades económicas: Agro-pecuária, pesca, indústria (construção civil e vitivinicultura)

Festas e Romarias: Sagrado Coração de Jesus (3.º domingo de Julho), N. Sra. da Conceição (8 de Dezembro), Procissão de N. Sra. de Fátima (12 de Maio) e Espírito Santo (8.º domingo após a Páscoa)

Património: Igreja do Bom Jesus Menino e Ermida do Santo Cristo

Outros Locais: Praia do Calhau da Areia, orla marítima, moinhos de água e ruínas do Forte de Santo António da Furna

Gastronomia: Bolos de Pé de Torresmo, Biscoitos de Banha e Bolo de Sertã

Artesanato: Flores em escama de peixe e de papel, rendas, bordados, renda de espiguilha ou frioleira, artefactos em madeira, terços de lágrimas e sapateiro

Colectividades: Esperança Futebol Clube, “Paz em Timor” e Associação Cultural e Desportiva da Ribeira das Taínhas

Orago: Bom Jesus Menino

DESCRITIVO HISTÓRICO


Esta freguesia integra-se no concelho de Vila Franca do Campo desde o início do povoamento, sob o título de lugar de S. Miguel. Só em 1980 é que adquire o estatuto de freguesia. A sua igreja foi edificada em 1833.

O facto que dá nome à freguesia é o seguinte: quando a ribeira vinha cheia formavam-se grandes poços de água salgada e doce na foz da ribeira e surgiam inúmeras tainhas. Gaspar Fructuoso a designa como a Ribeira das Frutas, significativo do modo como o solo foi inicialmente ocupado. Nos princípios do século XIX do porto do Calhau da Areia foram exportadas milhares de caixas de laranja e de vinho de cheiro para os mercados de Inglaterra.

No que respeita aos seus terrenos sempre foram férteis nos quais abundam pomares, hortas, estufas de ananases, bananeiras e uvas.

Pin It