Freguesia de Praia de Almoxarife

População: 780

Actividades económicas: Agro-pecuária, oficina mec., construção civil, restauração, comércio e serviços

Festas e Romarias: N. Sra. da Graça (15 de Agosto), Espírito Santo (Pentecostes), Santo Cristo (2 de Fevereiro), Vera Cruz (3 de Maio) e festa da Filarmónica (3 de Outubro)

Património: Igreja matriz, impérios do Pentecostes, de Terça-Feira de Pentecostes, da Trindade e da Senhora da Graça, sede da junta, poços de maré e edifício da Sociedade Filarmónica

Outros Locais: Praia e parque de campismo

Gastronomia: Sopas do Espírito Santo, enchidos de porco, massa sovada e filhós

Artesanato: Rendas, renda de crivo, trabalhos em miolo de figueira e escamas de peixe e instrumentos de corda

Colectividades: Sociedade Filarmónica Unânime Praiense

Orago: N. Sra. da Graç.

 

DESCRITIVO HISTÓRICO


Segundo a tradição, foi aqui nesta freguesia que desembarcaram os primeiros povoadores da ilha do Faial, vindos da Terceira e constituídos por comunidades flamengas. A freguesia deste nome, aliás, deve o topónimo a esse facto da história da Horta.

Os primeiros habitantes de Praia do Almoxarife logo trataram de construir aqui um templo que servisse as suas necessidades espirituais. Os flamengos, porém, acabariam por abandonar o local.

Uma freguesia de grande beleza e com condições muito atractivas para o turismo.

Com perto de oitocentos habitantes, a freguesia de Praia de Almoxarife tem o sector primário como actividade fundamental para a economia da sua população. A restauração e restantes sectores ligados ao turismo são também muito importantes.

Pin It